emeb_painel/ novembro 27, 2018/ Blog, Seguro/ 0 comments

Vacina da Febre Amarela: Preciso tomar?

Ao escolhermos um destino de viagem, seja nacional ou internacional, é importante ter conhecimento sobre as exigências locais, principalmente de saúde e documentos. 

Se proteger de doenças é um cuidado muito importante ao viajar, e hoje nosso foco é a febre amarela. Desde a ocorrência do surto em vários estados do Brasil em 2017, novos países começaram a exigir obrigatoriamente a vacina, que além de ser uma segurança para sua saúde, também evita problemas na entrada dos países onde ela é exigida. 

Importante:

– A vacina deve ser tomada PELO MENOS 10 dias antes do embarque. Não adianta tomar na véspera que você não estará imunizada, programe-se!

– Procure um posto de vacinação credenciado – postos autorizados da Anvisa.

– Antes, faça seu cadastro online;

– Para viagens internacionais, é necessária a emissão do Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);

– Compareça ao posto com a Carteira de Vacinação, documento de identidade e comprovante de viagem a País que exige o certificado internacional;

– A dose fracionada que foi administrada durante do surto não é válida para a emissão do Certificado, apenas a dose inteira;

– A OMS emitiu nota que agora apenas uma dose é suficiente para a vida toda, sem precisar de reforço após 10 anos;

– Se você já tem o certificado antigo, verifique no posto credenciado a necessidade de atualizar para o modelo;

– Leve sempre com você, nunca se sabe quando um novo país vai começar a exigir o certificado. Imagine que será no meio da sua viagem e você não pode ir para o próximo destino?

Para verificar as informações atualizadas sobre os países que exigem a vacina, consulte o site da ANVISA .

Nos Estados Unidos, Canadá e na Europa não há a exigência. No entanto, é obrigatório se vacinar para ir à África do Sul, Austrália, Ásia, entre outros destinos. Inclusive, desde o início de 2017 mais países da América do Sul e do Caribe também adotaram a medida.

Alguns países da América Central e do Sul que exigem: Aruba, Barbados, Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e Venezuela.

E se meu voo fizer escala/conexão em um país que exige a vacina mas meu destino final não exige?

Exemplo: Destino final – Cancun. Escala – Panamá

Você precisa tomar a vacina e ter o certificado. Ou, se for possível, escolher um voo com conexão em um destino que não exige. Por exemplo: Lima, Peru (existe recomendação porém não a exigência)

Por que preciso tomar a vacina antes de viajar?

A vacina é importante para evitar a transmissão do vírus e prevenir a doença. Os sintomas podem ser parecidos com os de uma gripe, como dor de cabeça e febre, até quadros mais graves, como problemas neurológicos.

 A vacina é segura?

A imunização é válida ao longo da vida – o governo federal e a OMS (Organização Mundial da Saúde) pedem somente uma aplicação. Há restrições somente para grávidas, crianças com menos de seis meses e mulheres que amamentam. A vacinação para pessoas com mais de 60 anos deve ser analisada a cada caso. Se necessário, é possível emitir um certificado de isenção da vacina.

Não se esqueça de fazer um SEGURO VIAGEM e se manter protegido o tempo todo. É melhor prevenir! 

LINKS PARA AJUDAR A PLANEJAR SUA VIAGEM:

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*